Quanto custa um Diamante?

Moissanites

Anéis de Noivado

  • Os 5 estilos de anel

  • Como escolher seu anel

  • Como cuidar do anel

Metal

  • O que é ouro 10K?

  • O que é ouro 18K?

  • Ouro 10K vs 18K

  • Por que a prata escurece?

Nós já falamos aqui da importância dos 4Cs para a precificação das pedras de diamante, mas não somente ela é responsável por estabelecer o valor da gema, até porque o diamante não é uma das pedras mais raras do mundo.


Veja por exemplo as Turmalinas Paraíbas, para cada turmalina encontrada, pelos 5 diamantes excepcionais são encontrados no mesmo período.


O verdadeiro valor do diamante se encontra em sua história.

Porque o diamante é valioso 

Por volta dos anos 30 a joalheria De Beers, responsável por grande parte da extração de diamantes na África Central, procurava uma forma de aumentar o consumo dos seus diamantes que iam para os Estados Unidos.


A solução que encontraram foi reduzir a disponibilidade da gema no mercado, e investir em uma campanha de marketing agressiva onde dizia que se você quisesse fazer seu salário de 2 meses durar para sempre, você deveria investir em um anel de diamantes. E assim apresentaram seu novo slogan pelo qual hoje são famosos: um diamante é para sempre (a diamond is forever).


O preço do diamante é uma combinação entre seu valor real e sua disponibilidade, há jazidas de diamantes com milhares de quilates, pelo mundo, mas não estão disponíveis a venda.

O preço da exclusividade

Cada pedra de diamante é única, não existe similaridade entre uma pedra e outra. A pedra que você escolher para o seu anel é completamente diferente de outra escolhida por outro cliente, a cor, o brilho, o corte, cada detalhe é único.


O quanto mais você for criterioso em relação a sua escolha, maior será a exclusividade e o valor do diamante escolhido. Uma cor um pouco mais clara, um inclusão a menos na pedra, uma refração um pouco melhor, ou um corte mais simétrico, implicará diretamente no preço.

Quanto custa uma pedra de diamante? 

É muito difícil dar um preço médio para o diamante, como explicamos no decorrer do texto até aqui, vários fatores implicam na sua precificação, mas claro que o mercado encontrou uma forma de fazê-lo, e para isso servem os institutos de gemologia, como o famoso GIA, IGL e o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).


Estes institutos são responsáveis por avaliar cada pedra e precifica-las seguindo suas diretrizes. Mesmo que dois avaliadores cheguem a resultados diferentes, o valor estará ancorando dentro de escala de preço.


O preço médio por quilate de diamante é 4mil dólares para gemas com qualidade intermediária, as mais usados na joalheria.

O céu é o limite

Praticamente não existe limite no preço dos diamantes, você sempre vai se deparar com uma gema melhor do que a tenha visto anteriormente. E quando encontrar o diamante perfeito entre os incolores, vão surgir os diamantes coloridos (rosa, amarelo, azul, verde e marrom) com alguns custando até 10x mais que os sem cor. 

Diamantes coloridos são a nova tendência entre os anéis de noivado, estão entre os preferidos para quem busca mais exclusividade.